Meus Livros

Livros para você despertar a criatividade, viver a sua arte na docência, engajar os seus alunos com práticas inovadoras e deixar o seu legado. "Como viver a mina ARTE na DOCÊNCIA" é um livro que propõe uma série de questionamentos, reflexões e o passo a passo para você inovar em sala de aula. "LAST HOPE: uma viagem no tempo com as damas da ciência" é uma prova de que você também pode fazer a diferença, pois esse é o resultado da aplicação de várias metodologias ativas que eu testei na prática com os seus alunos. "Caça ao Tesouro de Pindorama" é um livro alinhado com a BNCC e que combina a contação de histórias com a aprendizagem criativa para promover o protagonismo dos alunos em sala de aula, ressignificar objetos e espaços com instruções detalhadas para o professor se planejar.

Autor: Ricardo H. Santim

Como viver a minha ARTE na DOCÊNCIA

6 PASSOS para refletir, transformar e deixar o meu legado.

Esse livro é orientado por uma série de questionamentos que têm por objetivo fazer o professor refletir sobre como viver a sua arte na prática docente, buscando não só realizações pessoais e profissionais, mas também deixar o seu legado para as próximas gerações.

Autores: Ricardo H. Santim Danilo A. da Silva

CAÇA AO TESOURO DE PINDORAMA

Uma obra completa para você contar histórias (storytelling) para as crianças, promover aprendizagem mão na massa com atividades criativas e desenvolver a criatividade dos seus alunos. Instruções detalhadas para você implementar a BNCC e aplicar as atividades no seu contexto escolar.

Autor/Organizador: Ricardo H. Santim

LAST HOPE

UMA VIAGEM NO TEMPO COM AS DAMAS DA CIÊNCIA

Essa é uma história com surpresas e reflexões, fatos e curiosidades, conquistas e preconceitos, encontros e fugas, injustiças e salvação, tudo isso em um roteiro brilhante, que articula ficção e realidade, para te envolver em um contexto, que só é possível de entender se você viajar no tempo com os personagens dessa obra.

Co-autor: Ricardo H. Santim

VOTI

"Para quem não conhece a cultura da região, vôti é uma interjeição usada em várias regiões do interior do Brasil, e , muito comum nesta região. Geralmente é dita como uma expressão de espanto, indignação ou alegria... Poetas e poesias de nossa terra!"

Deidimar Alves Brissi